• 925001450
  • info@recifealgarve.net

Formação “Escolas em Transição – Reconfigurar as Práticas Escolares”

Formação “Escolas em Transição – Reconfigurar as Práticas Escolares” com José Pacheco

20 de Março de 2017
Local: Salão da Assembleia Municipal de Loulé
Horário: 9h30 – 13h e 14h30 – 18h
Cartaz José Pacheco FINAL X16A educação deve contemplar a humanidade dos educadores e educandos na sua totalidade, sendo coerente com a indivisibilidade das dimensões biológica, mental e espiritual de cada pessoa. Para atingir tais fins, apresenta-se como necessário conceber novas construções sociais de aprendizagem – poderemos designá-las “comunidades de aprendizagem” – a partir de escolas dotadas de autonomia.
“Escolas são pessoas, não são edifícios”, e assim se faz uma escola em transição, com equipas constituídas por educadores competentes, éticos e conscientes da necessidade de promover mudanças nas suas práticas.

Visando atender aos problemas, necessidades, desejos e sonhos de sujeitos aprendentes, a oficina “Escolas em Transição” convidou 42 educadoras a refletir sobre reconfiguração da prática escolar e a construção de protótipos de comunidades de aprendizagem.

O Professor José Pacheco é uma referência global na área da Educação, tendo sido idealizador da Escola da Ponte e co-criador do Projeto Âncora no Brasil.

No mesmo dia decorreu uma Conferência com o Professor José Pacheco, no âmbito do ciclo de Conferências Horizontes do Futuro, como o título “Aprender em Comunidade de Aprendizagem”, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé, moderada pelo coordenador da RECIFE, Nuno Da Silva.
Os dois eventos foram gratuitos graças ao apoio da Câmara Municipal de Loulé.

Estas iniciativas foram co-organizadas com a Câmara Municipal de Loulé, em parceria com a rede Loulé Cidade Educadora, a Associação Internacional de Cidades Educadoras, a Rede Educação Viva e o Centro de Formação do Litoral à Serra.