• 925001450
  • info@recifealgarve.net

Introdução à Teoria U – Liderança Colaborativa em Tempos Complexos

Introdução à Teoria U – Liderança Colaborativa em Tempos Complexos

Segundo Otto Scharmer (Massachusetts Institute of Technology e Presencing Institute), estamos a viver tempos complexos, em que criamos coletivamente resultados que ninguém, individualmente, deseja: alterações climáticas, destruição de ecossistemas, crescente escassez de água, desemprego, pobreza, desigualdade social e violência. Ora, para lidar com a crescente complexidade e com os desafios globais do mundo atual, é necessária uma Liderança Coletiva ou Sistémica, que requer novas capacidades, novas estruturas e novas formas de pensar.

O U.lab 1X  é um MOOC – Massive Open Online Course (Curso Aberto Massivo Online) promovido pelo MIT (Massachussets Institute of Technology) em parceria com o Presencing Institute, através da plataforma EDX. Concebido como uma experiência de blended learning – associa experiências de aprendizagem online e offline, formais e informais. O curso centra-se na Teoria U,  que fornece um quadro de pensamento e acção e propõe um método, com os seus processos e ferramentas para desenvolver a transformação pessoal e societal. Desenvolvida ao longo das últimas duas décadas por pesquisadores das duas instituições, a Teoria U tem sido posta em prática por indivíduos, equipas, organizações e comunidades em todo o mundo, com vista ao desenvolvimento das capacidades necessárias para lidar com os desafios complexos do mundo atual.

Os inscritos na plataforma EDX podem seguir o curso virtualmente a nível individual (o curso é disponibilizado gratuitamente pelo MIT e Presencing Institute), mas podem, também, potenciar a sua aprendizagem e experiência inserindo-se num grupo (Hub) local – grupo de pessoas que se reúne presencialmente todas as semanas para acompanhar o curso, o que permite aos participantes apoiarem-se mutuamente e aplicar os novos conhecimentos num ou mais temas de interesse comum.

É exatamente esse o formato que a RECIFE propôs, fazendo funcionar grupos (hubs) locais em Faro e Loulé.

u-lab_wall_white_w1

Os grupos locais em Faro e Loulé do U.lab visaram fortalecer a capacidade dos indivíduos, instituições e sistemas responderem de forma eficaz à complexidade e aos desafios do mundo atual.

Os grupos locais acompanharam as pessoas participantes durante todo o percurso, facilitando a compreensão, a prática e a incorporação dos novos conhecimentos na realidade de cada uma e do coletivo que constituem, favorecendo uma atmosfera colaborativa que visa potenciar o trabalho em rede, dando oportunidade de partilha de ideias de projetos e criação de sinergias, colaborações, parcerias, etc.

O curso juntou profissionais de várias áreas de desenvolvimento humano, desenvolvimento comunitário, empreendedores e inovadores, que pretendem promover processos de mudança em sistemas complexos com múltiplos parceiros, e que sentem que um outro mundo é possível e apostam na sua criação.

O processo compreendeu 14 encontros semanais, realizados às segundas-feiras em Faro (IPDJ) e às quartas-feiras em Loulé (Casa da Cultura de Loulé), das 17h30 às 20h. A primeira sessão teve lugar no dia 18 de Setembro (segunda-feira) em Faro e 19 de Setembro (terça-feira) em Loulé  e a última decorreu no dia 18 de Dezembro em Faro e 20 de Dezembro em Loulé.

Facilitadores/as: Nuno Da Silva e Priscila Soares

Nuno Da Silva

Coordenador da RECIFE; membro fundador e curador da Rede Global Informal – The Emergence Network; membro da bolsa de formadores da Plataforma das Organizações Não Governamentais de Desenvolvimento; membro da Bolsa de Formadores da Direção de Juventude do Conselho da Europa; membro da equipa de formadores da rede de iniciativas de Transição em Portugal; membro fundador e Secretário da Mesa da Assembleia Geral da FESCOOP – Cooperativa de Finanças Éticas e Solidárias, CRL; membro da Comunidade de Empreendedores Evolucionários João Sem Medo; responsável pelo núcleo do Sotavento e Albufeira da Rede Educação Viva.

Priscila Soares

Reformada depois de vários anos de ensino e de 30 anos de desenvolvimento local na Serra do Caldeirão. À procura de novos campos de investimento que me permitam prosseguir um processo de desenvolvimento pessoal e contribuir para a criação de um mundo mais sustentável e mais criativo.