• 925001450
  • info@recifealgarve.net

Experiências

Vivemos tempos fascinantes que nos convidam a sairmos do nosso espaço de apatia e indiferença e nos convidam a agir. São tempos de fascinantes possibilidades, estamos ligados como nunca, ouvimos ecos do sucesso de pessoas determinadas e do seu impacto tão forte. São também tempos de uma enorme preocupação, as alterações climáticas em portugal tornam-se evidentes nos incêndios, ou na escassez de água, os extremismos crescem e tornam-se visível nos atos de terrorismo, no crescente populismo.

As experiências “Ulab – Práticas Inovadoras para a Mudança Social” irão decorrer simultaneamente em Faro, Lisboa, Loulé, OnLine, Portimão e Tavira (versão em Inglês), entre 9 de Abril e final de Julho de 2018.

Estas experiências formativas estão inseridas num espaço experimental amplo denominado de “Ripples of the New | eXperiment”, onde se inclui a formação em Lisboa em parceria com a Câmara Municipal e a faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e uma versão online acessível a pessoas de todo o país. 

Para mais informações sobre cada curso e formulário de inscrição basta seguir uma das seguintes ligações:

Ulab Faro     Ulab Loulé     Ulab Portimão    Ulab Tavira    RIPPLES of the New

Prazo para candidaturas para experiências no Algarve terminou a 5 de Abril (Faro e Tavira), 15 de Abril (Loulé e Portimão)! O prazo de inscrições de Lisboa e da versão online termina a 20 de Abril (visite-nos em www.ripplesexperiment.net

Este conjunto de formações constituirão uma experiência viva, onde se combinam vários elementos importantes na construção colectiva de uma nova realidade.

A “Ripples of the New | eXperiment pretende ser uma experiência de desenvolvimento colectivo e individual, com particular enfoque para os seguintes aspectos: Novas formas de Pensar, Colaborar, Liderar e Inovar.

Desenvolvem ainda competências para:

  • aprender a aprender: treinando a capacidade para alterar modelos mentais
  • pensar sistemas: capacidade para perceber a complexidade, gerir ambiguidade e incerteza
  • gerir e promover mudança
  • capacidade para diálogo
  • capacidade para observar e refletir sobre a realidade
  • capacidade para acolher a inovação centrada no propósito – “why”
  • capacidade para criar e gerir ecossistemas e comunidades

Este programa interessa a qualquer organização e aos seus líderes. Num espaço de intervenção urbana, interessa também como processo de promover a participação e o diálogo vivos entre entidades públicas e pessoas que servem. Sentindo que talvez este seja um dos maiores desafios de uma Câmara.

O programa, do ponto de vista formativo assenta em pilares sólidos desenvolvidos pelo Massachussets Institute of Technology (MIT – U.Lab); Darden School of Business (Effectuation Theory); Politécnico di Milano de Milano (Meanful Innovation) e outras universidades. 

A “Ripples of the New | eXperiment” é uma experiência laboratorial, constituída por 14 ciclos semanais (3h presenciais + 1h a 3h de estudo/prática individual)  de conteúdo formativo, combinando conteúdos expositivos, práticas e dinâmicas de grupo, baseados num programa de referência do MIT U.Lab.

A experiência é dirigida para interlocutores em posição de liderança/gestão de pessoas ou à frente de projetos de mudança. Num ambiente seguro, pretende-se desafiar os participantes para além da sua zona de conforto.

Trabalham-se aspetos críticos de desenvolvimento vertical: Liderança, Inovação, Criatividade, Imaginação, Colaboração, Empatia, pensamento exponencial, pensamento sistêmico.

Questionam-se e desafiam-se modelos mentais instituídos que condicionam a nossa capacidade para entender e agir num mundo incerto, ambíguo, complexo e em permanente mudança.

Através de ferramentas e métodos práticos e acionáveis, exploram-se:

– Formas de tirar partido da inteligência coletiva e criar ambientes de aprendizagem.

– Embodied Learning utilizado uma ferramenta desenvolvida pelo MIT e Presencing Institute – Social Presencing Theater.

– Treina-se a capacidade de escuta, coaching entrepares, e formas de conversação que permitem profundidade e criatividade.

– Desenvolve-se a capacidade empreendedora e o sentido de responsabilidade usado ferramentas como o Design Thinking e a Effectuation Theory.

– Desenvolve-se o poder das Narrativas e Storytelling

A experiência vai ser prototipada em dois formatos: Online e Presencial. O formato Online pode ser relevante para contextos onde os interlocutores estejam dispersos geograficamente. Usam-se um conjunto de ferramentas que as organizações com estes desafios podem adotar.

A riqueza e a transdisciplinaridade da experiência cativou já o interesse da comunidade científica em Portugal, sendo que está ancorada numa comunidade científica internacional com mais de 15 universidades e cerca de 25 investigadores.

Desafiamos as organizações a “patrocinarem” a experiência.

Para mais informações sobre cada curso e formulário de inscrição basta seguir uma das seguintes ligações:

Ulab Faro       Ulab Loulé       Ulab Portimão       Ulab Tavira      RIPPLES of the New

Prazo para candidaturas para experiências no Algarve terminou a 5 de Abril (Faro e Tavira), 15 de Abril (Loulé e Portimão)! O prazo de inscrições de Lisboa e da versão online termina a 20 de Abril (visite-nos em www.ripplesexperiment.net)