• 925001450
  • info@recifealgarve.net

Transformar Sonhos em realidade (Dragon Dreaming)

Transformar Sonhos em realidade (Dragon Dreaming)

22, 23 e 24 de Junho em Loulé

Apenas 1 em cada 1000 sonhos se torna realidade e é sustentável. Este dado representa um grande desperdício de sonhos e potencial humano. Muitos dos modelos de negócio actuais existem desde a revolução industrial, apesar do seu relativo sucesso no passado, estes modelos são cada vez menos inovadores e com menor capacidade de responder a um mundo em rápidas mudanças. Este é um mundo cada vez mais interligado, onde as relações que as pessoas desenvolvem e os seus propósitos de vida são cruciais.

É por esta razão que precisamos de uma nova cultura baseada na comunicação autêntica, na confiança e no Ganha-Ganha-Ganha: crescimento pessoal dos individuos, fortalecimento de grupos e comunidades e o cuidar do planeta. Uma cultura onde os projectos que realizamos dão significado às nossas vidas; onde as equipas de pessoas sabem como trabalhar juntas, assumem compromissos e partilham responsabilidades.

O que é?

Dragon Dreaming é um meta-sistema e filosofia que integra metodologias poderosas para a criação colaborativa de projectos bem sucedidos e sustentáveis.
Tem como base a Teoria dos sistemas vivos, a Ecologia profunda, o conhecimento Ancestral da cultura aborígene australiana, a comunicação Não-violenta e os métodos inovadores de gestão de projetos.Existe uma profunda preocupação  com a dimensão humana e a sustentabilidade de todos os que participam no projecto.

Um projecto Dragon Dreaming tem 3 princípios fundamentais:
1- Crescimento e desenvolvimento pessoal do indivíduo que participa
2- Impacto positivo na comunidade onde o projecto for implementado
3- Respeito pelo ambiente e o Planeta

No curso introdutório Dragon Dreaming trabalhámos com um processo de 4 fases: Sonhar, Planear, Fazer e Celebrar; 12 etapas diferentes e explorámos algumas das mais de 60 ferramentas que compõem a metodologia.

Link de video: https://www.youtube.com/watch?v=mhu1J6zVBcs

Dragon-Dreaming

Conceito: o que propusemos como experiência:

Neste curso introdutório demos aos 14 participantes a oportunidade de conhecerem a metodologia Dragon Dreaming de uma forma prática e experiêncial. Combinámos um conjunto de abordagens diversificadas desde o recurso aos jogos, ao role play, trabalho em grupo, momentos de silêncio e reflexão,desafios criativos, momentos de celebração dança e música,etc.

Objectivos gerais

No final do workshop os participantes:

1. Aprenderam as etapas e fases de um projeto usando o Dragon Dreaming e são capazes de aplicar a metodologia no seu próprio projecto

2. Experimentaram um Círculo de sonhos Dragon Dreaming e são capazes de usar esta ferramenta para criar o seu próprio projecto

3. Observaram como se constrói uma ponte entre o círculo dos sonhos e o Karabirrdt (ferramenta de planeamento), através de uma gama de técnicas, incluindo a criação conjunta de objetivos e da meta do projecto, adquirindo noções sobre como usar esta ferramenta para criar a sua própria estratégia de desenho de projectos colaborativos

Público-alvo e formato

Este curso destinou-se a pessoas que têm sonhos, ideias e projectos e querem desenha-los e implementá-los de forma colaborativa e com base do Ganha-Ganha-Ganha. Também para aqueles que têm interesse em conhecer novas metodologias de desenho de projecto ou uma forma mais humana de realizar projectos e construir empresas ou start-ups.

Virgílio Varela foi o nosso guia nesta exploração pelo caminho do Dragon Dreaming. Podem saber mais sobre o seu trabalho através da sua página.

Esta formação foi organizada em parceria com o Possibilities Institute.